-->

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Catequista: Protagonista da fé, do amor e da esperança


Créditos: postado por Ed Rocha

Este ano de 2013, o Ano da Fé, durante a caminhada da catequese na Região Belém, principalmente no segundo semestre, foi utilizado como motivação para os catequistas o subsídio do VIII Sulão de Catequese que tem como tema " Catequista, protagonista da fé do amor e da esperança".
Este material aborda a questão do protagonismo do catequista que se reconhecendo como discípulo missionário possui a fé, o amor e a esperança como mística no seu agir  e que desta forma contribui na formação de pessoas com a capacidade de compreender a sociedade em que vivemos, transformando-a  conforme o plano salvífico de Deus.
No dia 17/08 no Centro Pastoral São José houve um grande encontro dos catequistas e todos os outros ministérios da Região Belém com Dom Edmar, bispo auxiliar da Região.
Dom Edmar refletiu o terceiro capítulo do subsídio do VIII Sulão de Catequese, com o tema: "Para o protagonismo da fé, do amor e da esperança é que nós os catequistas nos sentimos chamados". Dom Edmar enfatizou a questão "fazer-se próximo", situação que já faz parte da missão da Igreja e por isso, cabe ao catequista ter como primeira atitude o "aproximar-se" das pessoas e interessar-se pela situação que vivem.
No dia 21/09, foi dado o segundo passo na caminhada dos catequistas da Região. Aconteceu três encontros simultâneos em lugares diferentes envolvendo setores expandidos. Tiveram como base de reflexão o primeiro capítulo do subsídio do VIII Sulão de Catequese com o tema: "Desafios da catequese na caminhada dos últimos 25 anos".
Estes encontros além de refletir tais desafios à luz da Palavra de Deus também ouviu todos os catequistas presentes, dando oportunidade para exporem suas dificuldades cada qual em sua realidade de vida para buscar em unidade soluções.
Enfim, é evidente que aconteceram outros eventos de menor repercussão tanto no âmbito regional quanto no âmbito paroquial.
O que podemos tirar como aprendizado, é que a catequese é um processo dinâmico e permanente de conhecimento e de prática da Palavra de Deus e que deve impregnar todas as dimensões da vida.

Leia também:


  • Ser catequista
  • A Revelação se dá por palavras e acontecimentos
  • Os Santos




  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui um comentário