-->

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Fé, resposta humana a Deus

Fides quae, Fides qua

Falar da fé cristã, não é algo tão simples até porque a palavra fé tem vários sentidos por isso é necessário percorrer um caminho para compreensão dessa realidade na vida humana.
O caminho a percorrer é a do fundamento da fé cristã que a Igreja chama de Revelação divina.
A Revelação divina consiste em Deus, na sua própria bondade e sabedoria, quis revelar-se a si mesmo e dar-se a conhecer o mistério da sua vontade. (DV 2)
A Dei Verbum menciona a palavra mistério, pois esta relacionada ao plano salvífico de Deus, ou seja, o desejo de Deus de levar toda a sua Criação a participar da sua natureza divina, e é por meio de Cristo que essa participação acontece.
Se é por meio de Cristo, entendemos que na sua Encarnação manifestou em sua pessoa através de suas palavras e obras, sinais e milagres e sobretudo na sua morte e ressurreição gloriosa, enfim, com o envio do Espírito Santo,a  completa e total Revelação. (DV 4)
Então, temos em Cristo a plenitude da Revelação, isso demonstra o total amor de Deus a sua Criação que quis assumir a realidade humana para torná-la plena. Pode-se dizer que a Revelação é o diálogo estabelecido por Deus e de forma gratuita com a humanidade.
Nesse diálogo é Deus que toma a iniciativa, convida o homem a participar da sua realidade amorosa e por isso o torna capaz de responder-lhe, de conhecê-lo e amá-lo, bem além do que seriam capazes por si mesmos (CAT 52).
É importante salientar que a Revelação realizada por Deus permanece envolvida no mistério. Jesus seguramente, revela o rosto do Pai, mas é a fé que permite entrar no mistério, proporcionando uma compreensão coerente.( FR 13)
A fé que é resposta do ser humano a Deus e que lhe permite entrar no seu mistério só é possível pela graça de Deus, vê-se aí a mútua cooperação entre a inteligência e vontade humana e a graça divina. Sendo a fé dom de Deus e resposta do homem têm-se aí dois aspectos da fé e para uma compreensão mais eficaz desses aspectos existem dois termos teológicos que exprimem claramente essa realidade: Fides quae e Fides qua.
Fides quae:
Por esse aspecto entende-se a fé não simplesmente como um conjunto de afirmações a que se deve aderir, nem apenas uma vivência individual sem referencial externo, mas é a aceitação intelectual da Palavra revelada e comunicada na Igreja, vê-se aqui a dimensão eclesial da fé.
A Igreja guarda a fé confiada aos Apóstolos mantendo conservada a  memória das palavras de Cristo plenitude da Revelação. É a Igreja que transmite de geração em geração está fé, portanto, é por meio da comunidade eclesial que se pode conhecer a Boa Nova de Jesus. Em suma Fides quae é a fé que se acredita, pois ninguém deu a fé a si mesmo, assim como ninguém deu a vida a si mesmo. (CAT 166).
Fides qua: 
Nesta dimensão da fé entende-se que o ato de fé realizado pelo sujeito de modo subjetivo, pelo qual ele se entrega em liberdade a Palavra de Deus comunicada pela Igreja.
O ser humano foi criado por Deus com a capacidade de a Ele aderir pela fé, essa capacidade ontológica presente no homem passa pela sua liberdade, pois o ato de fé é por sua natureza voluntário, essa realidade faz com que o homem esteja orientado para Deus, mas ele pode decidir se aceita ou não viver em comunhão com Deus, porém, não assumir tal processo significa frustrar a sua própria liberdade, pois na fé não basta apenas a liberdade, exige-se ação. A fé permiti um exprimir, do melhor modo, a sua própria liberdade, desta maneira não se realiza a liberdade quando se opta contra Deus. Resumindo, Fides qua é a fé pessoal, é a fé pela qual acredita-se.
Para concluir, fica evidente que a dimensão da fé não foi exaustivamente trabalhada, foi abordado de maneira muito sucinta  as diversas características do próprio ato de fé, tal como  o assentimento da fé, a liberdade da fé, a fé como dom sobrenatural e a fé como modo de vida.
A intenção foi apresentar a plena relação que há entre Deus e a humanidade, que não é uma relação superficial ou abstrata, mas uma relação pessoal, dialogal. Deus que comunica-se com o homem e este na sua liberdade responde a esse chamado. 
Falar de fé de uma maneira objetiva e clara é falar do diálogo amoroso entre Deus e o homem.

Abreviações:
DV - Dei Verbum /  CAT - Catecismo da Igreja Católica /  FR - Fides et ratio (Encíclica de João Paulo II)

Leia também:



  • Empapados em Cristo




  • Ser catequista




  • A revelação se dá por palavra e acontecimentos







  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui um comentário