-->

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Teólogos juntam-se a Departamento de Física e Astronomia para debater neurociência, teologia e filosofia

Teólogos juntam-se a Departamento de Física e Astronomia para debater neurociência, teologia e filosofia.
Fé, razão e progresso científico debatidos em contexto interdisciplinar é a proposta do ciclo de conferências “Quem é o homem? Entre neurociência, teologia e filosofia”, que vai decorrer na cidade italiana de Pádua entre 6 e 27 de março.
A iniciativa é organizada pela Faculdade de Teologia do Triveneto, em parceria com o Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Pádua, que acolherão alternadamente as conferências.
«Quais são as potencialidades e os limites» proporcionadas pelas «inovadoras técnicas das neurociências» que oferecem imagens inéditas do cérebro humano, questiona a nota de apresentação dos colóquios.
Que «estímulos» oferecem estas novas capacidades «para repensar a ética e o próprio significado do ser humano? A teologia e a filosofia são desafiadas por uma aproximação que coloca de maneira completamente nova antigas interrogações sobre a liberdade, o agir moral, a fé, envolvendo um amplo espetro de saberes».
“Instrumentos das neurociências; cenários das neurociências”, “Liberdade ética, relações: um olhar neurocientífico”, “Neuroteologia?” e “Filosofia e teologia diante das interrogações das neurociências” constituem os títulos dos quatro debates.
O encontro, que decorre pela quarta vez, pretende valorizar «a exigência de clareza e de abertura ao diálogo provenientes dos docentes, e dos estudantes, sobre temas de fronteira e sobre a investigação teológica, no respeito e na valorização das especificidades disciplinares».
Desde a sua criação, em 2011, a iniciativa propõe-se atualizar os conhecimentos de professores de disciplinas científicas e ligadas à religião católica, como também de filosofia e outros saberes, «sobre os mais recentes desenvolvimentos em algumas áreas de fronteira, mas também sobre a investigação teológica».
O propósito dos encontros passa igualmente por «mostrar a possibilidade de um diálogo frutuoso entre disciplinas aparentemente distantes, se não mesmo – na perceção comum – contrapostas».

Autor: Rui Jorge Martins

postado por : http://www.snpcultura.org/

Leia também

Fé, reposta humana a Deus
Catequista, protagonista da fé, esperança e amor
Ídolos, construção humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário