-->

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O símbolo Mandela

                                                                                    Créditos: postado por Ed Rocha

Nelson Mandela há muito tempo deixou de ser simplesmente uma pessoa e tornou-se um símbolo.
Símbolo é o encontro de duas realidades numa só, é a presença da mesma realidade em outra forma, é o elemento capaz de expressar de alguma maneira a realidade presente, um realidade que é mais do que a gente pode exprimir em palavras.
Mandela é símbolo por reuni em si a luta pela igualdade, a resistência, a unidade, a unanimidade a esperança e o perdão, mas ele não tornou-se o que é da maneira fácil e imediata, muito pelo contrário, sacrifício e paciência o tornaram  gigante, tanto que seu ideal alcançou os quatro cantos do mundo.
O arcebispo anglicano Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid e muito amigo de Mandela afirmou categoricamente que foi o período de prisão de Madiba que o lapidou,  transformou seu desejo de conquistar a igualdade racial, a democracia e sociedade livre por meio da luta armada para a conquista por meio da reconciliação, inclusive sua raiva foi convertida em perdão para com aqueles que o prenderam injustamente acusando-o de estadista e traidor.
O arcebispo chega a dizer que os vinte e sete anos de prisão lhes conferiram autoridade e respeito entre todas as classes sociais, raciais, credos e políticas. Só quem esteve preso este tempo todo injustamente e depois foi capaz de perdoar que pode falar de perdão. Diz Desmond Tutu: " O sofrimento que torna as pessoas amargas, no caso de Mandela o tornou nobre" ¹.
Não sejamos ingênuos de achar que Madiba esqueceu a mágoa causada contra ele, mas sua virtude está em não ter permitido que a amargura e o espírito de vingança determinasse o rumo de sua vida.
Seu sacrifício elevou a chama da igualdade em si e por isso soube conduzir a derrota do Apartheid por meio da conciliação que se deu pela superação do ódio entre negros e brancos.
Hoje Africa do Sul não é ainda aquela sonhada por Mandela, existe muita desigualdade fruto do Apartheid, os africanos ainda gemem de dores diante da miséria instalada, mas um passo já foi dado por seu grande líder que conseguiu vencer o Apartheid de modo humano e resta a todos eles seguir seus passos que visa a transformação do homem para atingir o sonho de uma nova sociedade onde todos possam ter vida digna.
Por isso Mandela é o grande símbolo, e como símbolo ultrapassa fronteiras, tornando-se horizonte para toda humanidade.
É o caminho da virtude, perdão e reconciliação que está vinculado a pessoa de Madiba. Este caminho não é diferente da proposta do Reino de Deus instaurado por Jesus que na sua essência tem como prioridade a dignificação do ser humano. 
Mandela, símbolo da verdadeira justiça e da dignidade humana.

Paz e Bem!

Ed Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário