-->

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A Palavra de Deus, fonte da catequese

Nós brasileiros temos o grande orgulho de ter em nosso território grande parte do Rio Amazonas. Quem já navegou nas águas do Rio Amazonas teve a oportunidade de conhecer uma das regiões de maior biodiversidade do planeta. E a grandeza desse rio não para por aí,  também é o maior rio do planeta em volume de água, representando 20% de toda a água doce do Planeta. Em 2007 ganhou o título de maior rio do mundo em extensão, com quase 7000 km e ainda chega a 100 m de profundidade e sua  foz possui a largura de aproximadamente 274 km.
Poderia dizer muito mais sobre o  rio Amazonas, creio que para isso seria melhor um livro, mas a minha intenção é chamar a atenção no fato de que a grandiosidade  do Rio Amazonas tem uma origem, uma fonte, que no seu caso está localizado nos Andes Peruanos.
Veja! De uma pequena fonte nas montanhas peruanas o Rio Amazonas transforma-se em um volume de água tão grande que corresponde à quinta parte da água jogada no mar por todos os rios do mundo. De sua pequena fonte é gerado Água viva, que leva vida ao planeta inteiro. Podemos dizer que é uma fonte que nunca se seca, e isso me faz lembrar do Evangelho em que Jesus se encontra com a Samaritana e que na primeira parte do diálogo entre eles tem como pano de fundo a água,  dando conotação ao Espírito Santo  que Cristo nos envia que  sempre gera vida e que sacia a sede humana a vida toda, é este Espírito fonte de vida que também  torna o homem fonte de água viva jorrando até a vida eterna (Jo 4,14). 
Jesus que se revela à samaritana como aquele que sacia a sede para sempre e logo em seguida mostra-se como o Messias esperado por ela, torna-a fonte de anúncio de sua Palavra, a qual muitos samaritanos por meio dela creram nele (Jo 4, 39). Pela anúncio da Samaritana despertou a fé  em Jesus nos samaritanos, hoje, o anúncio de Jesus se faz por meio da Palavra de Deus, ou seja, através da leitura da Bíblia, pois é na Palavra que Cristo se revela como Salvador, por isso a fonte na qual a Catequese busca sua mensagem é a Palavra de Deus (DNC 106).
A Catequese tem como tarefa  proporcionar a todos o entendimento claro e profundo  de tudo  o que Deus quis nos transmitir (DNC 26) mas este serviço só acontece quando o Catequista mantém contato íntimo com as Escrituras, mediante leitura assídua quer seja através da Sagrada Liturgia, pelo estudo apurado ou pela leitura espiritual (DV 25).
A Leitura espiritual ou leitura orante é uma das formas mais valiosas de vivenciar a Palavra de Deus seja no âmbito pessoal ou comunitário. A Leitura orante nos é apresentada em diversos modos mas, mais ou menos, todos eles apresentam o mesmo desenvolvimento nos quatro momentos: leitura, meditação, oração e contemplação. A leitura orante da Bíblia alimenta nas pessoas a escuta atenta à Palavra e o diálogo filial com o Pai (DNC 111). 
Mas para que não haja o risco de a leitura orante tornar-se uma abordagem individualista, mesmo sendo a Palavra dirigida a cada um pessoalmente , é também uma Palavra que constrói comunidade, que constrói a Igreja, por isso é muito importante a leitura comunitária (VD 87).
Por isso a Catequese precisa assumir essa forma inestimável de experimentar o amor de Deus por meio da sua Palavra, perpassando pela experiência vivida pelo catequista e tornando presente na vida dos catequizandos.
Mas, como fazer a leitura orante?
Segue algumas dicas que poderão ajudar-nos na vivência de uma leitura espiritual da Palavra de Deus.

LEITURA
1 - Escolher o texto ( podemos utilizar a leitura do dia como reflexão).
2 - Rezar ou cantar, pedindo a luz do Espírito Santo.
3 - Ler e reler o texto.

MEDITAÇÃO
4 - Analisar o texto e situá-lo em seu contexto de origem. Como Deus se revelou ao povo: personagens, lugar, quando e como Deus aparece no Texto.
5 - O sentido do texto para nós: ligar a Bíblia e a vida. Analisar o texto para hoje ( em silêncio, abrir-se ao Espírito Santo e deixar que Ele nos fale. O que Ele quer de nós).

ORAÇÃO
6- Rezar o texto: o que o texto nos leva a dizer a Deus, ou seja, interiorizar o texto e falar com o próprio Deus (escuta, agradecimento, súplica)

CONTEMPLAÇÃO
7- Contemplar é comprometer-se: é olhar a realidade com os olhos de Deus. Senti-lo com o coração de Deus e assumir um compromisso diante da realidade. Prestar atenção ao mistério e ver qual versículo mais tocou ( memorizá-lo ou escrevê-lo).

Veja, que a Leitura orante além de tornarmos íntimos de Deus, aproxima a catequese da liturgia, evitando, que sejam realidades diferentes, desta maneira bebemos do amor de Deus cuja a fonte é Jesus e que pela ação do Espírito dispensado por Ele nos tornamos fontes jorradoras do seu amor sempre crescendo e evoluindo como um grande rio.

Siglas
DNC -Diretório Nacional de Catequese/CNBB
DV - Dei Verbum
VD - Verbum Domini

Leia também:
Só se salva e ganha a vida eterna quem aceita Jesus?
Catequese, alegria do Evangelho
Fé, resposta humana a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário